jul 19

A energia de biomassa florestal

© Depositphotos.com / Subbotina Umas das grandes vantagens da utilização da biomassa florestal é a diversidade de fontes de energia possíveis.

A biomassa florestal se tornou uma das principais fontes de energia que pode ser utilizada nos setores domésticos e industriais. O etanol, combustível líquido proveniente da biomassa vegetal, misturado com gasolina em níveis de 5% a 10% pode ser bem utilizado para mover motores de automóveis, caminhões e outros veículos que necessitam desse tipo de combustível.

Da biomassa há inúmeros procedentes como combustíveis diretos e derivados, desde a lenha até combustíveis líquidos derivados do petróleo. Umas das grandes vantagens da utilização da biomassa é a variedade que o seu uso traz, podendo ser utilizado como combustível na forma de gases, líquidos ou sólidos.

Sendo um material versátil a biomassa é provavelmente o único combustível primário que na forma de álcool ou óleo pode facilmente substituir a gasolina e o diesel comumente usado em carros e caminhões.

Por sua versatilidade pode-se escolher o material que seja mais adequado ao solo, ao clima e as necessidades socioeconômico. Se comparada a outras energias de origem fóssil, a biomassa possui um ciclo curto.

Além disso, a fotossíntese, processo produtivo da biomassa, capta quantidades superiores aquelas dos gases emitidos na queima para a formação de mais matéria prima, ou seja, neste processo o ciclo de carbono é de curta duração, poluindo bem menos a superfície terrestre.

Veja também