fev 23

O bioma de taiga, uma linda floresta boreal

Também conhecida como floresta boreal, ou floresta de coníferas, a taiga é um bioma típico de regiões frias como Canadá, Finlândia, Suécia, Noruega, Sibéria, Alasca, Japão e Groenlândia. São áreas caracterizadas pela baixa arborização e localizadas bem ao sul da linha arbórea de vegetação do Ártico, com temperaturas que podem chegar a -54 graus e atingir ao máximo 22 graus Celsius.

Diferentemente de uma região de tundra, o solo dentro da taiga descongela totalmente durante o verão, permitindo o surgimento de florestas aciculifoliadas e possibilitando a migração de algumas espécies de animais de médio e grande porte.

flickr.com / Tatiana Bulyonkova As coníferas possuem folhas em forma de agulha para evitar o acúmulo de neve.

Flora no bioma de taiga

As baixas temperaturas deste bioma influenciam diretamente na pouca diversificação da flora. Nas regiões de taiga, é possível encontrar coníferas e pinheiros e, nas condições certas, bétulas e faias pretas. Há pouquíssima vegetação rasteira, embora líquens, arbustos e musgos sejam fáceis de encontrar.

A grande quantidade de pinheiros ajuda a conservar um pouco da umidade e do calor, uma vez que as folhas aciculares das árvores possuem uma película cerosa que facilita esta condição. É justamente esta característica que permite a realização de fotossíntese durante o inverno.

Urso em floresta boreal, bioma taiga

flickr.com / peupleloupOs ursos hibernam para sobreviver em condições extremas.

Fauna no bioma de taiga

A fauna do bioma de taiga é quase que exclusivamente composta por guaxinins, veados, raposas, alces, ursos e lobos, renas, linces martas, lebres e castores, esquilos e algumas espécies de aves. Estes animais possuem características específicas e que permitem a sobrevivência em condições extremas, como hibernação ou troca de pele e cor. As aves, por sua vez, sempre migram para regiões mais quentes quando o inverno se aproxima.

Economia

Em países como Rússia e Canadá, que possuem uma área gigantesca do bioma taiga, a economia conseguiu se adaptar de modo a trazer grandes resultados. No país ao norte dos EUA, por exemplo, a extração controlada de árvores nas florestas boreais é responsável por 10% de todas as exportações canadenses. Estima-se que quase 50% de todo o papel-jornal utilizado no mundo tem como origem o Canadá.

Veja também