abr 18

Quais os benefícios da compostagem orgânica

A natureza faz compostagem orgânica o tempo todo, sem intervenção humana. Mas os interessados podem intervir e acelerar o processo de compostagem, criando as condições ideais para a decomposição, sendo elas: ar + água + carbono + nitrogênio. Ela pode ser feita a partir de fontes orgânicas, tornando-a segura para o consumo.

As pessoas podem fazer a compostagem orgânica em casa e ela também pode ser produzida em escala comercial. A definição de “orgânico”varia ao redor do mundo, embora seja geralmente escrito por lei. Como regra geral, a agricultura orgânica não envolve o uso de produtos químicos para controle de pragas ou fertilização, e promove o uso de fertilizantes naturais, manejo integrado de pragas, e outras técnicas agrícolas mais tradicionais.

© Depositphotos.com / wolterke A comspotagem orgânica permite o a reaproveitamento de resíduos na produção de adubo natural.

No caso da orgânica composta, as matérias-primas para a compostagem provêm de fontes orgânicas. As fazendas frequentemente geram resíduos como aparas que podem ser utilizadas na produção de compostagem, e o composto também pode ter recortes de jardins ornamentais que são mantidos com práticas naturais, juntamente com os resíduos de comidas.

Ao contrário de compostagem convencional, o modelo em questão é supostamente livre de resíduos químicos e outros materiais que não são vistos como “orgânico” nos termos da lei. Para jardineiros mais antenados, o modelo natural é uma necessidade para evitar a introdução de substâncias que poderiam ameaçar o status de um jardim.

Se, por exemplo, um jardineiro usa adubo convencional feito com frutas pulverizado em uma horta orgânica, os sprays usados para tratar a fruta poderiam contaminar o solo, tornando assim o jardim inelegível para o status orgânico.

Em certas comunidades, cooperativas congregam os resíduos para serem usados para fornecer um suprimento constante de adubo. Compostores comerciais também podem coletar materiais para compostagem com a finalidade de tornar orgânico o composto para jardineiros que não querem lidar com a sua própria compostagem.

Não há necessidade de comprar ativadores especiais ou inoculantes, porque cada planta morta tem resíduos alimentares adicionados a compostagem que ativa diferentes linhagens de micróbios naturais que promovem a decomposição. A terra fértil e limpa de elementos tóxicos dará frutos, legumes ou verduras mais saudáveis e que vão contribuir para a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Veja também