jan 27

Banheiro seco é alternativa ecológica para tratamento do esgoto

Flickr.com / Sustainable sanitation O banheiro seco não utiliza água, evitando o descarte de dejetos em rios.

O banheiro seco é um alternativa sustentável no que se refere ao tratamento das fezes humanas. Ele pode ser compreendido como sendo uma banheiro tradicional, todavia seu sistema se diferencia no fato de que o vaso sanitário é ligado diretamente a uma câmara de compostagem, ao invés de ser ligado a tubulações tradicionais de redes de coleta de esgoto, como acontece com banheiros convencionais.

É na câmara de compostagem que as fezes são depositadas juntamente com serragem, fornecendo assim o equilíbrio perfeito para que os resíduos realizem a compostagem, pois contém Carbono + Nitrogênio.

De maneira mais simples, o banheiro seco pode ser entendido como um banheiro tradicional, que se diferencia pelo fato da descarga ser dada com serragem, ao invés de água.

A chaminé presente na câmara de compostagem libera os gases e vapores presentes no processo de decomposição. Jáa cobertura contém uma chapa de metal, que, exposta ao sol, atinge a temperatura de 70 graus, temperatura essa suficiente para aniquilar os patógenos.

Do ponto de vista ambiental, o banheiro seco é bastante benéfico, uma vez que, como não utiliza água, ele evita o lançamento de dejetos em tubulações, rios e arroios.

Além disso, vale destacar que no final do processo se obtém um composto orgânico que pode ser utilizado de várias maneiras, tais como adubo para minhocários e para árvores frutíferas.

Do ponto de vista econômico o banheiro seco também apresenta muitas vantagens, tais como:

– Não há gasto de água em seu processo.

– Evita o gasto com construção de tubulações ligadas a redes de esgoto

– Evita o gasto com aquisição de adubos, uma vez que seu composto orgânico é indicado para árvores frutíferas.

Veja também