ago 21

Aventura pelas Américas: compensando os impactos ambientais da jornada

Depois de topar o desafio de viajar sobre duas rodas pelas Américas em busca de ideias sustentáveis, nosso aventureiro, Fernando Montoya, se viu diante do primeiro grande dilema de sua jornada: como compensar o impacto ambiental que causaria Gaia, sua motocicleta, durante todo o percurso?

A resposta ele encontrou em sua visita a Assunção, no Paraguai. Lá, Fernando conheceu Christian Eulerich, um colega motociclista proprietário de uma loja de acessórios de motos e da empresa Nature Office, que realiza um projeto fantástico de ajuda ao meio ambiente e a comunidades indígenas locais.

Conhecido como La Buena Cocina, o projeto tem como objetivo compensar a emissão de gases estufas dos clientes através da fabricação de pequenos fornos de briquete para as famílias que vivem na região. Os fornos substituem as fogueiras abertas que as mulheres tradicionalmente utilizam para preparar as refeições. Desta forma, além de melhorar a vida das donas de casa, que passam a cozinhar em pé, a iniciativa também ajuda a reduzir o consumo de lenha, minimizando os impactos ambientais.

pensamentoverde.com.br / Fernando Montoya O Briquete é um tipo de lenha ecológica que antes era descartada no meio ambiente. Atualmente ela é utilizada na economia de energia e no controle ambiental.

Parece pouco, mas essa simples ação evitará a emissão de 12.600 toneladas de CO2 em 7 anos. Até hoje, foram construídos 68 fogões, atendendo mais de 300 famílias da comunidade.

A descoberta do projeto e de pessoas tão engajadas em ajudar suas comunidades e o meio ambiente dá ao nosso viajante um novo gás para a jornada. “O Christian é um bom exemplo de líder consciente. Um lutador incansável que escreve livros para a juventude do seu país esperando que eles consigam sair do ciclo de miséria, corrupção e conformismo que os está matando cada dia que passa”, conta Fernando.

Em Assunção, também teve a oportunidade de visitar uma escola local que é um importante exemplo de autogestão. Diante da falta de recursos estatais, a instituição busca em iniciativas próprias – como a venda de rifas, de comida, etc – uma forma de se manter e garantir aos alunos ao menos uma refeição durante o dia.

pensamentoverde.com.br / Fernando Montoya A escola arrecada fundos através de atividades próprias, como por exemplo rifas, para sua administração e alimentação dos alunos.

Antes de seguir viagem, Fernando também conheceu algumas das belezas e riquezas desta capital tão contrastante. Ali, visitou as ruínas jesuítas de Trindad, patrimônio da Unesco que se mantém preservado e guarda uma importante parte da história do país.

Para conhecer mais sobre o projeto da Nature Office, visite o site.

Para saber mais sobre a aventura América em Verde, clique aqui.

Veja também