maio 08

Arte com lixo: uma bela atitude sustentável

Flickr.com / Sesc em São Paulo O artista plástico brasileiro Vik Muniz desenvolve obras de arte com materiais descartados pela sociedade

Muito além de mero resíduo, o lixo é hoje matéria prima de muitos artistas que, com ele, desenvolvem obras de arte de sucesso em todo mundo.

Você já ouviu falar em Vik Muniz? O artista plástico brasileiro radicado em Nova Iorque é sucesso mundial de crítica e de público devido aos trabalhos e as obras de arte que vem desenvolvendo com materiais descartados pela sociedade.

Em seu documentário “Lixo Extraordinário”, de 2010, premiado nos importantes festivais de Berlim e de Sundance, o artista plástico revela seu processo criativo, desde a seleção do lixo que vai utilizar a até mesmo a exposição das peças em museus e mostras.

Além disso, o documentário revela o outro lado dos resíduos descartados pela sociedade, através da exposição do dia a dia de sete catadores de material reciclável do aterro do Jardim Gramacho – um dos maiores aterros controlados de todo o planeta.

Obviamente que não precisamos ir tão longe na realização de arte com o lixo. Nós mesmos podemos reutilizar muitas coisas com os resíduos que temos em casa.

E mais, além de beleza e sustentabilidade, a reutilização de materiais pode ser de fato bastante interessante e divertida, uma vez que envolve a criatividade na criação das peças.

Garrafas PET, jornais, caixas de papelão, revistas velhas, enfim, quase tudo que descartamos diariamente, se usados com criatividade e com bom gosto, pode se tornar uma peça de destaque na decoração.

Flickr.com / kenjisekine Suas obras com materiais descartados são sucesso de crítica e de público, internacionalmente.

Artigos eletrônicos também são bastante úteis na criação de peças decorativas para casa. Após a remoção e o correto de descarte dos componentes tóxicos (como as baterias, por exemplo) o material plástico pode ser utilizado na composição de muitas peças. Porta joias, porta retratos, vasos, porta trecos, dentre muitas outras coisas podem ser criadas apenas com algumas partes desses de aparelhos.

Para aqueles que querem se aventurar no mundo artístico de forma sustentável, lembre-se sempre de também selecionar apenas materiais ecologicamente corretos para a realização das peças. Priorize tintas e solventes à base de água, por exemplo. E, lembre-se de descartar corretamente todos os materiais, componentes ou partes de objetos que não forem utilizados na criação das peças.

Veja também