nov 01

Armazenagem e gerenciamento de resíduos industriais: 10 dicas essenciais para o processo

istock.com / TanawatPontchour o gerenciamento de resíduos industriais, é fundamental para evitar multas ambientais e reduzir os custos operacionais.

Por força da legislação, as indústrias são obrigadas a adotar medidas de armazenagem e gerenciamento de resíduos sólidos. Portanto, a primeira ação mais importante é definir um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em conformidade com as leis federais, estaduais e municipais.

A empresa precisa ter conhecimento sobre os resíduos gerados por suas atividades para saber como gerenciá-los corretamente, de modo a evitar multas ambientais e reduz custos operacionais, além de melhorar a imagem da empresa no mercado.

Dicas para gestão de resíduos industriais

Estude um Plano de Gerenciamento

O estudo mostrará os tipos de resíduos gerados no processamento industrial, as quantidades desses resíduos, o que pode ser reutilizado ou reciclado, quais resíduos precisam passar por tratamento antes do descarte dos resíduos industriais, tecnologias para reduzir o volume de resíduos e a logística para a coleta, tratamento, transporte e destinação final.

Conheça os resíduos gerados

Qualquer processo industrial gera resíduos — sólidos, semissólidos, líquidos e gasosos. Por isso, não há como adotar medidas de gerenciamento sem conhecer detalhadamente os resíduos gerados em cada etapa do processamento industrial.

Faça a classificação dos resíduos

A elaboração da classificação dos resíduos é uma parte importante do gerenciamento, pois permite a identificação dos materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O reuso de água, por exemplo, é uma realidade em várias indústrias. A classificação também reduz custos com a destinação final, pois o volume a ser tratado será menor.

Tenha um local para armazenamento

Outra medida necessária é ter um local adequado para o armazenamento interno dos resíduos que serão descartados. Isso porque os materiais não podem ficar expostos ao tempo nem sobre terrenos permeáveis, devido aos riscos de contaminação.

Fique atento às normas de armazenagem

Resíduos industriais perigosos (como produtos químicos ou radioativos) não podem ser armazenados de qualquer jeito, e precisam seguir regras específicas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas já editou várias normas relacionadas à armazenagem de resíduos industriais, e é preciso estar atento a elas.

Planeje o transporte e a destinação final

Estes são custos importantes na logística de gerenciamento de resíduos industriais. Com redução, reutilização e reciclagem, é possível diminuir os gastos com o transporte de resíduos, mas ainda haverá materiais que precisam ser descartados.

Registre

As empresas são obrigadas a registrar toda a movimentação de resíduos sólidos, desde a geração até o destino final. Dessa forma, os órgãos ambientais conseguem fazer o devido monitoramento e controle dos materiais. Não atender esse tipo de exigência implica em notificação e multas.

Faça um inventário

O inventário de resíduos sólidos industriais é outra obrigação da empresa, uma vez que essas informações permitem que a administração pública consiga definir o plano de gestão de resíduos com foco em desenvolvimento sustentável.

Aposte na Bolsa de Resíduos

A Bolsa de Resíduos é uma central de negociação de resíduos entre as indústrias. Com esse sistema, uma empresa pode comercializar resíduos que interessam à produção de outra indústria.

Realize treinamento de pessoal

O plano de gerenciamento de resíduos industriais inclui também o treinamento de pessoal para que o manejo dos resíduos industriais ocorra de maneira segura e com eficácia.

Veja também