ago 24

Aprenda como fazer sabonete por meio da reciclagem de sabonete usado

istock.com/meralyildirim O sabonete caseiro é feito por meio das sobras dos sabonetes usados anteriormente.

Após algum tempo de uso, é comum que o sabonete fique despedaçado ou “molenga” demais. Quando isso acontece, muitas pessoas optam por descartar esse pedaço de sabonete que não é mais útil, aumentando o volume de lixo descartado. Para quem deseja reduzir a quantidade de lixo produzido, uma excelente opção é juntar várias sobrinhas de sabonetes e fazer um sabonete novo e pronto para ser utilizado.

Como fazer sabonete caseiro?

Comece juntando vários pedaços de sabonetes usados. Quando tiver juntado cerca de 10 ou 15, coloque-os dentro de uma panela e cubra-os com água. Deixe os sabonetes na água por alguns dias, até que elas derretam completamente. Em seguida, leve os sabonetes e a água ao fogo, tomando o cuidado de mexer o produto para que ele não grude na panela.

Quando os sabonetes estiverem completamente derretidos, coloque o produto em um recipiente pequeno (do tamanho que você deseja que seu sabonete novo tenha) e leve à geladeira. Espere até a substância endurecer e pronto, seu sabonete reciclado está pronto para ser utilizado.

Outra maneira simples de reciclar os sabonetes usados é colocar cerca de 300 gramas de sabonete dentro de um recipiente com meio litro de água. Leve o recipiente ao micro-ondas e aqueça por dois minutos. Em seguida, acrescente duas colheres (sopa) de essência do sabor de sua preferência, uma colher (sopa) de glicerina líquida e algumas gotas de corante. Misture tudo e despeje o produto em formas, levando-as à geladeira.

Veja também