jun 03

Aprenda como fazer porta-retratos com caixa de leite

Incluir hábitos e práticas sustentáveis em nosso cotidiano é essencial para o cuidado e manutenção do meio ambiente. Evitar o desperdício, bem como adaptar o processo industrial visando a sustentabilidade são requisitos básicos atualmente. Neste contexto, a reciclagem – processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos – ganha destaque.

Existem diversas formas de reciclar materiais em casa. Uma das maneiras mais criativas e divertidas é o artesanato. Aqui, você confere o passo a passo para produzir um porta-retratos utilizando materiais reciclados:

Porta-retrato em formato de máquina fotográfica

Você precisará de uma caixa de leite, duas tampas de plástico (uma grande, mais ou menos na largura da caixa, e uma menor), papel ou EVA colorido e cola quente.

Escolha a cor de sua preferência e embrulhe a caixa de leite, já devidamente limpa e seca, com o papel ou EVA colorido. Cole a tampinha na parte superior da caixa. Ela será o botão de disparo. A tampa maior será o local onde você encaixará a sua foto. Colada ambas as tampas e a foto, pronto! Seu porta-retratos está feito!

Confira no vídeo:

Porta-retrato para várias fotos

Para este modelo, você precisará de duas caixas de leite, tecido ou papel com cor e estampa à seu critério e cola quente.

Primeiro, abra a caixa de leite, limpando-a e secando-a bem. Revista apenas o lado de fora da embalagem da caixa, utilizando parte do tecido e a cola quente. Pegue a segunda caixa e recorte três ou dois quadrados internos. Em seguida, repita os passos para o revestimento. Você poderá escolher um papel/tecido com estampas e cores diferentes, mas que combinem com a primeira parte. Utilize a cola quente para juntar as extremidades da parte superior, as bordas entre as fotos e toda a parte inferior da segunda caixinha, aquela onde você recortou os quadrados. Feito isso, seu porta-retratos está pronto!

Veja também