jul 13

Aprenda como fazer compostagem doméstica de chorume

iStock.com / SasinParaksa O chorume é a parte líquida originada do processo de decomposição de resíduos orgânicos.

Com cor escura e cheiro forte característico, o chorume é a parte líquida originada do processo de decomposição de resíduos orgânicos. Além de ser pouco biodegradável, quando formado em aterros sanitários o líquido possui elementos tóxicos como o cádmio, cobre, cobalto, chumbo, mercúrio e arsênio.

Quando entra em contato com o solo, o chorume pode se infiltrar nos lençóis freáticos, afetar a qualidade das águas e prejudicar a flora e fauna local. Porém, quando filtrado de forma adequada no processo de compostagem doméstica, este material pode ser recuperado e transformado em um excelente adubo.

Para transformar o chorume em adubo, é preciso primeiro fazer um processo de compostagem doméstica. Normalmente, as composteiras são formadas por uma caixa com o lixo orgânico que será utilizado para o processo de compostagem e uma para o recolhimento do chorume.

Para utilizar o chorume formado, é preciso retirá-lo da composteira e diluir em água. A proporção indicada é uma parte de chorume para cinco de água. Após misturar bem as duas substâncias, deixe o produto descansando por dois ou três dias, agitando novamente a cada 24 horas. Por fim, é preciso coar a mistura para que ela fique sem partículas sólidas.

O resultado final é um poderoso adubo, rico em nutrientes e capaz de melhorar as características químicas, físicas e biológicas do solo. É possível utilizar esse adubo em hortaliças e outras plantas, tomando o cuidado para que ele não molhe as folhas das hortaliças e os frutos que são consumidos in natura.

Veja também