jan 16

Aprenda a como fazer papel reciclado

© Depositphotos.com / moreno.soppelsa O processo de reciclagem é dividido em três etapas: controle de qualidade, mistura do papel com água e triturador.

Amplamente utilizado no dia a dia, o papel é um material utilizado para a produção de embalagens, cadernos, livros, envelopes, caixas e muitos outros produtos. Uma vez que o papel é extraído da madeira, a fabricação desses artigos está associada ao corte de árvores e à poluição do meio ambiente — causada especialmente pelo uso de produtos químicos para branqueamento das folhas.

Uma solução muito eficiente para inimizar esses impactos negativos é a reciclagem, um processo que consiste no reaproveitamento de papel usado para a produção de novas folhas, que poderão ser novamente utilizadas na cadeia produtiva. A reciclagem do papel é dividida em etapas: após passar por um controle de qualidade, o papel é misturado com água e triturado, formando uma massa que será peneirada e aperfeiçoada com aditivos orgânicos.

Embora o processo de reciclagem de papel geralmente seja feito por empresas especializadas em reciclagem, você pode fazer papel reciclado em sua casa. Descubra como a seguir:

Como fazer papel reciclado

Materiais necessários

  • Papeis usados e limpos (sem matéria orgânica como comida ou fezes);
  • Água;
  • Bacia (de preferência funda);
  • Liquidificador ou triturador de papel;
  • Tela ou peneira.

Como fazer

O primeiro passo é picar os papeis em pequenos pedaços e colocá-los na bacia, cobertos por água. Deixe descansar por 24 horas.

No dia seguinte, coloque a mistura no liquidificador e adicione mais água se necessário — o ideal é que haja 3 partes de água para uma parte de papel. Espalhe uma fina camada da mistura sobre uma tela e coloque um peso por cima para que a água seja drenada.

Depois de mais 24 horas, retire o peso e deixe o papel secar em temperatura ambiente e seu papel reciclado estará pronto!

Aplicações

Por ser mais rústico, o papel reciclado vai muito bem em embalagens de produtos e presentes, além de convites de casamento e cartões. Para obter um efeito personalizado, acrescente pigmento no momento de bater a mistura de papel e tenha um papel com a coloração que desejar.

Veja também