ago 05

Aprenda como fazer adubo orgânico líquido

Comum em hortas, plantações e pomares, o adubo orgânico líquido é uma solução sustentável que contribui diretamente para o cultivo e fortalecimento de hortaliças e plantas variadas. Também chamado de biofertilizante, o adubo orgânico líquido é preparado com materiais que contêm nutrientes, esterco de animais e micro-organismos essenciais para o desenvolvimento das plantas.

© Depositphotos.com / teddybearpicnic Uma das vantagens do adubo líquido é a facilidade de transporte.

Como fazer adubo orgânico líquido

É importante ter em mente que existem diferentes métodos para fazer adubo orgânico líquido, cada qual utilizando materiais diferentes — de acordo com os produtos que você tiver à disposição em sua casa. A receita apresentada a seguir é apenas uma entre as diversas opções possíveis.

Materiais necessários

  • Esterco animal, folharada ou palha;
  • Garrafão plástico (20 litros);
  • Uma garrafa plástica, com tampa, tipo PET;
  • Outra tampa de garrafa plástica;
  • Restos de frutas e verduras;
  • Restos de vísceras de peixe, frango e comida;
  • Papel toalha e água;
  • Faca e pregos;
  • Mangueira para soro;
  • Plástico flexível e grosso (20x20cm).

Modo de fazer

Preencha 15 centímetros do garrafão plástico com esterco, folharada ou palha. Acrescente uma camada, de mesma espessura, de cascas de frutas e restos de verduras. Na área que faltar para completar dentro do garrafão, coloque os restos de comida, papel toalha e as vísceras de peixe ou frango. Coloque também água (se for de chuva, melhor para o meio ambiente), deixando sobrar apenas dois ou três centímetros vazios dentro do garrafão plástico.

Esquente a ponta de um prego ou faca e faça um furo bem na base do gargalo do garrafão plástico. Este furo deve ter tamanho suficiente para que a mangueira de soro passe por ele. Faça um furo igual na garrafa PET e posicione um pedaço de plástico flexível e resistente na boca do garrafão, prendendo o material com a tampa.

Agora, pegue uma das pontas da mangueira de soro e insira-a no furo do garrafão plástico. Insira a outra ponta na garrafa PET, é ela que receberá o gás metano gerado pela fermentação. Por fim, deixe o garrafão plástico em local arejado e aguarde entre dois a três meses.

Aplicando o adubo orgânico líquido

Quando o adubo estiver pronto, o conteúdo do garrafão terá se transformado em um líquido escuro e sem cheiro. Para utilizá-lo, é necessário diluir 1 litro do adubo em outros 10 litros de água.

Veja também