jan 17

Água de lastro e a ameaça aos ecossistemas

Flickr.com / Blog do Planalto A água de lastro é o líquido recolhido nos oceanos e armazenado nos porões dos navios.

As atividades realizadas nos mares, tais como operações portuárias, por exemplo, têm efeitos diretos no meio ambiente, efeitos presentes mesmo com o avanço de tecnologias e leis voltadas para a redução dos impactos ambientais.

Além disso, algumas atividades são realizadas com tanta freqüência, tão rotineiramente, que é quase impossível visualizar os estragos ambientais ocorridos, especialmente quando se referem à água de lastro.
Wedding Dresses UK Online

O que é água de lastro?

A água de lastro é o líquido que é recolhido nos oceanos e armazenado nos porões dos navios dentro de tanques.

A utilização da água de lastro é feita para que as embarcações possam ter estabilidade quando navegam sem a presença de cargas, sendo que, sem o lastro, os navios correm sérios riscos de danificação de sua estrutura, além do risco de afundar.

O peso da água de lastro proporciona uma compensação à ausência de carga, uma vez que ela consegue regular a estabilidade dos navios, mantendo tanto o navio quanto sua tripulação em segurança durante a navegação.

No entanto, mesmo que proporcione estabilidade e segurança, a água de lastro também apresenta um grande perigo ao ecossistema, podendo, inclusive, causar graves  desequilíbrios ambientais.

Segundo especialistas, a água de lastro ameaça os ecossistemas porque ao encher os tanques dos navios, juntamente com a água dos oceanos também estão presentes inúmeros organismos pertencentes ao local onde a água foi retirada, tais como algas, mariscos, espécies de peixes, ovos, larvas, e uma infinidade de outros seres vivos que são devolvidos a locais que não são de sua origem, afetando diretamente a biodiversidade e o ecossistema da região.
Trumpet & Mermaid Wedding Dresses

Veja também