nov 13

O que é adubo inorgânico?

Obtido por meio da extração de minerais, o adubo inorgânico também é conhecido como fertilizante químico. Este produto contém nutrientes indispensáveis para o desenvolvimento das plantas, principalmente nitrogênio, potássio e fósforo.

O adubo orgânico, por outro lado, é retirado de matérias de origem vegetal ou animal — como esterco, bagaços e cascas de frutas, farinhas e restos de vegetais —, que podem estar em estágio de decomposição ou já decompostos. Quando realizado pelo homem, este processo é chamado de compostagem orgânica.

Em comparação ao tipo orgânico, os nutrientes do adubo inorgânico são absorvidos facilmente pelas plantas e apresentam resultados mais rápidos no desenvolvimento dos vegetais. Outra vantagem dos adubos inorgânicos é que sua composição química é conhecida e definida, possibilitando cálculos precisos sobre a quantidade ideal de acordo com a necessidade de cada planta.

O uso excessivo de adubos inorgânicos, entretanto, pode alterar a composição química do solo, enfraquecendo-o e prejudicando o ecossistema como um todo. Por isso, deve-se ter cuidado para não utilizá-los em excesso, de modo a evitar desastres ambientais e a redução de organismos vivos e do oxigênio no solo.

Veja também