out 11

5 exemplos práticos de economia colaborativa que contribuem com o planeta

kasto80 / iStock / Getty Images Plus A economia colaborativa tem como principal objetivo facilitar a troca de protos e serviços, sem focar no lucro.

Você já ouviu falar sobre economia colaborativa? Trata-se de uma tendência econômica mundial cada vez mais utilizada por ser um braço do “capitalismo consciente”. Ela é lucrativa e responsável tanto social como ambientalmente, uma vez que aproveita recursos naturais sem desperdício e usa do compartilhamento como base para seu funcionamento.

Na prática, isso significa que empresas e profissionais autônomos dividem seus gastos e trocam seus serviços e experiências. Esta é uma ação que se sobrepõe ao simples ato de compra e venda: na verdade, constrói-se uma relação como as que as civilizações antigas já tinham, com base na troca.

A economia colaborativa é extremamente importante para o momento em que vivemos: as pessoas finalmente estão reconhecendo que não há como sustentar estilos de vida que abusam do meio ambiente. Além disso, o compartilhamento de tarefas diminui os valores, o que diminui também a desigualdade social.

Exemplos de economia colaborativa

Uber

Este é provavelmente o exemplo mais famoso (e polêmico) de colaborativa. O Uber chegou para revolucionar todo o mercado de mobilidade, apesar de não ser o único deste segmento. Esta é uma plataforma na qual o usuário pode oferecer um serviço básico de transporte a um preço mais acessível do que os de táxis, sendo mais confortável do que meios de transporte público. O sucesso, como todos sabemos, é inegável.

Kickstarter

O crowdfunding é um dos melhores exemplos de economia colaborativa. Quando você precisa de ajuda para conseguir capital para algum projeto, mas não sabe onde obtê-lo, você decide engavetá-lo? Não mais! O Kickstarter é a maior plataforma de crowdfunding do mundo, conectando projetos e financiadores sem barreiras geográficas. Você apresenta sua ideia, estabelece uma meta de quanto dinheiro precisa e divulga o máximo que puder. No geral, são pessoas físicas que colaboram com as iniciativas.

Airbnb

Quem gosta de viajar provavelmente agradece diariamente pela existência do Airbnb. Hotéis e pousadas costumam ser razoavelmente caros para turistas, mas é bem mais barato buscar estadia na casa de alguém. Então, se você tem um quarto sobrando, pode ganhar uma fonte de renda extra cadastrando-o no Airbnb e recebendo hóspedes de todos os lugares. Os viajantes pagam menos e os anfitriões recebem: a conta perfeita.

Wikipedia

Sim, o site com o qual você está acostumado há tantos anos também é um exemplo de economia colaborativa. Assim como as outras wiki desenvolvidas ao longo dos anos, a Wikipedia é feita com o conhecimento geral de milhares de colaboradores. A comunidade que produz e edita o conteúdo do site é tão extensa que se tornou uma referência óbvia (ainda que controversa) de pesquisa.

Freecycle

Doação é a palavra-chave na Freecycle, que está espalhada pelo mundo todo. Basta você se unir a um dos fóruns locais e começar a doar e receber itens dos mais diversos, desde roupas até móveis. É uma colaboração que ajuda um lado a se livrar de objetos não desejados e o outro a adquirir coisas novas gratuitamente.

Veja também