nov 28

3 exemplos de ações sustentáveis nas empresas

planeta com verde

A sustentabilidade empresarial tem como objetivo preservar o meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável.

A sustentabilidade empresarial é um conceito que engloba um conjunto de ações que visam preservar o meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável de uma organização. Trata-se de uma estratégia que, além de colaborar para a redução dos impactos ambientais de uma empresa, transforma positivamente a imagem de uma marca perante a sociedade e o mercado.

Colocar em prática um projeto de ações sustentáveis não é tão difícil quanto parece. São as pequenas ações do dia a dia e na mudança de atitudes que residem os maiores benefícios, seja ele social, ambiental ou financeiro. O primeiro passo é identificar quais são as medidas a serem adotadas. Para isso, é preciso saber quais são os impactos ambientais causados por sua empresa, encontrando maneiras de minimizá-las.

Exemplos de ações sustentáveis nas empresas

Conheça algumas práticas sociais que podem fazer a diferença na sua empresa:

Elimine o uso de copos descartáveis

Com cada funcionário utilizando o seu próprio copo de vidro ou caneca, o acúmulo e descarte de copos descartáveis será muito reduzido. Além de reduzir a quantidade de lixo presente no meio ambiente, a empresa também economiza com a compra de mais copos descartáveis.

Reduza a utilização de papel

A impressão em folhas de sulfite é um dos maiores inimigos do escritório, e vale a pena investir na redução de papeis utilizados para impressão de textos e relatórios. Em vez de imprimir, é recomendado que as empresas guardem e compartilhem conteúdo digitalmente. Caso seja inevitável imprimir, a dica é reaproveitar os papeis para rascunho e sempre reciclar o material que for para o lixo.

Economia de energia

O uso de lâmpadas LED, além de ser benéfico ao meio ambiente, também é um grande alívio na conta de luz da empresa. Além disso, é importante conscientizar os colaboradores a desligar o computador e a luz das salas que não estão sendo utilizadas.

Imagem: © Depositphotos.com / Mopic

Veja também