set 30

3 animais polares que estão em extinção

© Depositphotos.com O aquecimento global é o responsável pela extinção de diversas espécies de animais polares.

Embora seja considerada um processo natural que pode ocorrer por ação predatória ou eventos naturais de grandes proporções (como glaciação, erupção de vulcões ou queda de meteoros), a extinção de espécies tem sido muito acelerada pelo ser humano e pela degradação ambiental causado por ele.

O aquecimento global, causado pela emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre, é responsável pelo derretimento das calotas polares e consequente extinção de diversas espécies que dependem de um clima mais ameno para sobreviver. Confira, a seguir, uma lista com os 10 animais polares que estão em extinção por conta dessa situação:

Animais polares em extinção

Ursos Polares

Estima-se que tenham restado apenas 25 mil ursos polares em todo o mundo. As violentas mudanças climáticas e o derretimento das calotas polares são os principais responsáveis pelo desaparecimento deste animal.

Leões Marinhos

As águas marinhas cada vez mais quentes criam um ambiente propício para a proliferação de uma alga marinha que possui ácido domóico. Essas algas são consumidas pelos peixes que servem de alimento para os leões marinhos, que acabam envenenados. As temperaturas mais elevadas também fazem com que as sardinhas migrem para regiões mais frescas, tornando a alimentação dos leões marinhos mais escassa.

Pinguins Imperadores

Essa espécie também sofre com o derretimento das calotas polares. Às vezes, o gelo se parte e leva os filhotes pinguins para o meio do oceano, condenando-os à morte.

Veja também